O empreendedorismo tem muitas vertentes. Pode-se começar do zero e construir uma grande empresa, ou associar-se e aprimorar uma organização já existente, ou, ainda, recuperar e revitalizar um negócio que enfrenta dificuldades.
Sempre fui atraído pelo desafio de reorganizar, restabelecer e expandir negócios, nas mais complexas situações. Empresas aparentemente díspares, quando colocadas sob o mesmo “guarda-chuva”, orientadas a trabalhar sob o mesmo código de práticas e através de uma clara visão estratégica, tornam-se empreendimentos de sucesso, gerando retorno a seus investidores e segurança aos empregados, o que, para mim, é uma imensa satisfação.
Há mais de 30 anos, o Grupo Colleman – de distribuidor de computadores e periféricos, até se tornar um grupo de empresas de atuação internacional, em que se transformou – demonstra a eficiência de nossos processos de gerenciamento de reestruturação. Em três décadas, recuperamos e transformamos estruturas empresariais, garantimos empregos e, mais do que isso, aprimoramos produtos e serviços.
Nossa estratégia é clara e apoiada em conceitos concisos: centralização de decisões essenciais e planejamento de longo prazo, enquanto decisões operacionais de rotina ficam por conta dos times de cada uma das nossas empresas. Nesse contexto, respeitamos o conhecimento técnico e gerencial de cada negócio. Esse modus operandi nos permite ordenar e estabelecer sinergias entre as mais de 160 empresas que compõem o Grupo, cada qual em estágios de desenvolvimento e segmentos de mercado distintos.
Apesar do nome herdado de um antigo parceiro norte-americano, o Grupo Colleman é um Conglomerado 100% Nacional, consciente de que não há País melhor para se fazer negócios e prosperar do que o Brasil. Nosso esforço está sempre voltado à recuperação de grandes marcas que ajudaram a fazer a nossa história econômica. Revitalizá-las, expandi-las e recolocá-las em destaque no cenário das grandes empresas brasileiras é o nosso compromisso permanente, que se estende a todos os nossos colaboradores.
Dessa forma, somamos um conjunto de esforços para o bem-estar da comunidade e, sobretudo, na geração de riquezas para o crescimento do nosso País.
Jailson Martins de Almeida
Presidente do Conselho de Administração